sábado, 13 de junho de 2009

A Arte do Senhor João Martins



O Senhor João Martins, residente em Vendas Novas, descobriu nas artes tradicionais do artesanato uma forma de ocupação do seu tempo para além de um enorme talento. Natural de Lavre, nascido em 1926, traz consigo as raízes rurais, sendo seu pai agricultor. Talvez daí que muitos dos objectos por si criados reportam às práticas agrícolas da época, esculpindo na madeira varas de bois, carroças, e outros elementos que hoje em dia já não se vêem e pertencem à memória do passado.



Na sua oficina, onde passa grande parte do seu tempo, saem das suas mãos desde brinquedos a objectos decorativos. Eles são móveis de casinhas-de-bonecas, carroças, peões, cavalinhos-de-baloiço, potes decorados, cestas de vergas, bancos. Uma simples tábua de madeira transforma-se nas mãos de João Martins, dando origem às mais diversas coisas, desde objectos de utilidade prática a outros meramente decorativos.


É com frequência que João Martins leva os seus trabalhos às feiras para que todos possam apreciá-los e adquiri-los. A Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato que se realiza em Vendas Novas periodicamente é uma delas. Na sua banca, tudo se vende! Faz as delícias dos pequenos e graúdos...


Recentemente expôs na FILDA (Feira da Indústria e Logística do Alentejo), que decorreu nos dias de 14 a 17 de Maio. Com 166 expositores desde sectores da indústria e logística, comércio e serviço, instituições, gastronomia, artesanato, entre outros. E João Martins esteve lá!




Alguns trabalhos de João Martins:


Sem comentários:

Enviar um comentário