domingo, 14 de junho de 2009

Como Fazer Maçarocas de Alfazema

As Maçarocas de Alfazema eram uma prática comum no tempo das nossas avós, à falta da famosa naftalina. Para além dos saquinhos com alfazema que se colocavam nas gavetas e nos roupeiros para afastar as traças, também se faziam estas maçarocas muito peculiares, com alguma arte e engenho. Para além de afastarem as traças, dão um agradável aroma a alfazema e são um bonito objecto decorativo.




Para se fazer as Maçarocas de Alfazema, há que em primeiro lugar apanhar algumas espigas de alfazema quando estas estão floridas. Há enúmeras variedades de alfazemas, mas as melhores são aquelas cuja a espiga da flôr têm um pé alto. Algumas são espontâneas no país e podem ser encontradas nas matas.


Depois de recolhidas as espigas, há que limpar o pé de algumas folhas ou pequenas espigas.





Junte 12 espigas de flôr com os pés já limpos.





Ate as espigas junto à flôr com uma linha fina, de modo a fazer um raminho. Aperte bem!








Depois de atadas, vire o ramo ao contrário e comece a dobrar os pés das espigas sobre a flores, um a um. Tente deixar um espaço mais ou menos igual entre cada pé, por forma a fazer uma espécie de "gaiola" onde as flores ficarão presas lá dentro. Isto deve ser feito enquanto as espigas ainda estão verdes, porque depois de secas não se consegue moldar os ramos e estes irão partir-se.






Quando tiver puxado todos os raminhos para baixo conforme referido acima, ate com uma linha próximo das flores, de maneira a formar assim a maçaroca. Corte a linha a mais, mas não demasiado para que não se desmanche.






Agora corte os raminhos em excesso. A altura deixada é a gosto, mas eu costumo dár ao comprimento dos pés a mesma altura com que ficou a maçaroca com flores, para que o laço fique a meio, numa proporção igual, de modo a ter um conjunto equilibrado.



Depois de ter feito várias maçarocas, ponha-as a secar num local escuro e seco por algumas semanas.

Certifique-se de que ficam bem secas para que não ganhem mofo e possam durar muito tempo.






Como sugestão: pode colocar um laço no sítio onde atou em baixo com uma bonita fita.

Para além de decorar gavetas de roupa e de servir de anti-traças, servem também para enfeitar um embrulho de uma prenda de forma muito original.

Outras ideias podem servir para aplicar as suas Maçarocas de Alfazema que libertam um aroma suave e delicado.


5 comentários:

  1. Quero agradecer-lhe mto pq há muitos anos que queria aprender a fazer as maçarocas e nunca encontrei quem me desse esses ensinamentos, estou mto contente.
    Obrigada
    M.José

    ResponderEliminar
  2. Soube à pouco tempo como se faziam, a avó do meu namorado deu-me umas dicas.
    À coisas bem engraçadas nos saberes dos nossos avós que se vão perdendo e é uma pena... Ainda bem que gostou.
    Cristina

    ResponderEliminar
  3. Primocas!!Tens tanto jeito para estas coisas!!!Álem disso são lindíssimas as massarocas!!!Parabéns!!!Tens que continuar assim!!!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Cristina e obrigada alfazemas do jardim, segui as instruções e fiz as massarocas iguais às da minha avó Santos da Beira Baixa.

    ResponderEliminar