quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Materiais para pintura de fitas


Ultimamente tenho recebido mensagens a perguntar acerca do tipo de materiais que utilizo para pintar as fitas de finalista. Assim resolver escrever sobre isso.

A maioria das fitas que mostrei aqui foram pintadas com tinta de óleo quando fui finalista. Infelizmente não foi boa ideia porque o cetim da fita absorveu o óleo da tinta e passado um ano tenho as fitas manchadas com a área em redor da pintura amarelada.

Assim resolvi comprar tintas para tecido que além de secarem rapidamente não mancham! O único problema é que em fitas de cores escuras a pintura fica pálida, pois é uma tinta mais diluida e não fica opaca como a tinta de óleo. É necessário dár muitas demãos e a pintura começa a ficar "empastelada".

O melhor mesmo é utilizar tintas para tecidos e usar tecidos de cores claras. Quanto ao local onde aderir tintas destas, qualquer loja de artes decorativas tem este tipo de tintas. É só pesquisar no Google sobre "loja de artes decorativas" ou então "tinta para tecido" que a lista de oferta é imensa.



Quanto ao contorno do desenho, habitualmente usava um "cerne" que se usa para pintura em vidro. O problema deste material é que não aguenta a temperatura do ferro-de-engomar... Por isso, para fitas que não são para ser lavadas não tem problema, pois adere bem ao tecido. Se passar a ferro, cuidado com a temperatura do ferro e evitar a zona pintada.


O outro problema do cerne é que não é próprio para tecido e se usar noutros tecidos como roupa, convém que seja um material que cumpra as normas de toxicidade para este tipo de coisas. Aconselho outro material que existe no mercado em substituição do cerne, que são umas canetas com tinta em relevo.

O problema destas canetas é que tem um bico muito largo e só funciona para desenhos grandes, o que no caso das fitas não funciona porque elas são normalmente pequenas. No entanto existe uns adaptadores para os bicos para que saia uma linha de contorno mais fina. Sei que existe mas ainda não consegui encontar nenhum sítio onde venda, tem estado esgotado. Estas canetas são boas porque esta tinta de relevo suporta o calor do ferro e é própria para o tecido.

Resumidamente, aqui estão as minhas experiências com as pinturas em fitas.

Espero ter ajudado :)

4 comentários:

  1. ola..
    gostaria de saber se ainda fazes fitas para vender e quanto é cada uma..
    agradecia urgencia na rsposta, dado k sou da madeira e o meu corte é ja no proximo dia 10..

    fika aki o meu email:
    liliana_ferreira4@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Oi Cristina. Como estás? Olha, tu falas de um adaptador para a ponta da tinta de relevo. Eu comprei umas que realmente têm o bico muito largo e sai muito. Onde encontro esse adaptador? Tem algum nome especifico? Obrigada
    Claudia

    csfmelo@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia! Realmente nunca cheguei a encontrar esse adaptador. Quem me falou uma vez dele foi uma moça de uma loja que vende este tipo de materiais, mas na altura ele estava esgotado. Procurei várias vezes e em vários sítios mas nunca consegui encontrar. Acabei por desistir e como funciono bem com o cerne (o mesmo que se usa em vidro), resolvi continuar. Adere bem ao tecido e dá um óptimo aspecto. Este encontra-se facilmente em lojas de material para artes e tem o bico fino. É uma questão experimentares. Boa sorte! :)

      Eliminar
  3. Boa tarde. Tenho em mãos uma fita para uma finalista e gostava de saber como poemos fazer uma estampagem facil e rapida, numa fita azul clara. Obrigada.
    Aqui fica o meu mail
    mariaantunes345@gmail.com

    ResponderEliminar